quarta-feira

No ano passado, surgiram notícias de que um vírus sabotou o programa de enriquecimento de urânio iraniano. Parecia tudo muito conveniente no momento - e, como se viu, o vírus Stuxnet, foi realmente concebido pelos Estados Unidos e Israel. Agora, o vírus do homem se aventurou no espaço, e fez o seu caminho para a Estação Espacial Internacional.
O vírus não foi plantado ali por uma espécie de  alienígena com aparência de gafanhoto que querem vingar a derrota nas mãos dos seres humanos durante um determinado dia de importância histórica. Em vez disso, o vírus teria saído do controle - ou pelo menos tornou-se demasiado grande para seus criadores controlarem. Relatos indicam que o Stuxnet tem atacado usinas nucleares em países para os quais o vírus não foi originalmente destinado, e de alguma forma ainda fez o seu caminho até o espaço. Eugene Kaspersky, chefe de segurança em TI da famosa  Kaspersky Labs, afirma que um amigo que trabalha em uma usina nuclear na Rússia informou que o vírus conseguiu infectar a rede interna do prédio, que não estava conectada à internet.
Não ficou claro como o vírus foi instalado especificamente na rede da planta russa, mas sabe-se que o Stuxnet pode viajar através de outros métodos de conectividade com a Internet, como meio de mídia óptica ou uma unidade USB. De acordo com a Kaspersky, "caras espaciais russos" teriam lhe dito que a ISS se infectou com o Stuxnet várias vezes, levado a bordo através de drives USB infectados.
A infecção do ISS - se for verdade - não foi intencional, mas sim, os astronautas provavelmente não sabia que suas mídias de armazenamento foram infectadas. 
No momento, parece não haver ainda uma solução definitiva para evitar que o Stuxnet se espalhe onde supõe-se que não seja possível, e Kaspersky foi rápido em apontar que (se Stuxnet tenha de fato infectado o ISS) já encontrou o seu caminho de volta para seus criadores e agora está se proliferando na nossa primeira e única estação espacial.
Fonte: [extremetech]

0 comentários:

Postar um comentário