quinta-feira


A Rússia mobilizou em sua fronteira com a Ucrânia tropas fortemente armadas, as mais letais desde o início da crise entre Kiev e os separatistas pró-russos no leste do país, alertou o Pentágono nesta quinta-feira (4/9).

O coronel Steven Warren, porta-voz do Departamento americano da Defesa, expressou a "profunda preocupação" de Washington com o aparato militar mobilizado do lado russo da fronteira. De acordo com o Pentágono, sistemas de artilharia e defesa anti-mísseis e mais de 10 mil homens foram deslocados para a região.



"As forças (russas) mobilizadas ao longo da fronteira têm uma capacidade única, provavelmente mais capazes, mais letais do que tudo o que vimos até agora", indicou Warren, no momento em que os países da Otan discutem a crise ucraniana no País de Gales. "Há tropas no terreno, uma concentração maior de artilharia, uma maior concentração de sistemas de defesa anti-aérea, uma concentração maior de foguetes", detalhou o coronel Warren.

A cúpula da Otan, da qual a Ucrânia não faz parte, pretende enviar uma mensagem firme à Rússia, acusada de incitar a tensão e apoiar os separatistas pró-russos no leste do país. Durante o dia, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou à margem da cúpula a possibilidade de um cessar-fogo a partir de sexta-feira com os rebeldes.


Fonte: Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário