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A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), inicia nesta sexta-feira, 27, o uso do aplicativo Whatsapp para envio de lembretes com a notificação de aproximadamente oito mil contribuintes em situação de inadimplência. O objetivo é reduzir custos e dar maior celeridade ao serviço de cobrança, diminuir o estoque da Dívida Ativa, modernizar o processo, além de estimular a regularização de débitos antes que esses sejam protestados em cartório, inscritos em serviços de proteção ao crédito ou cobrados judicialmente. Ao todo, cidadãos devem mais de R$ 3,5 bilhões à Goiânia.
Em fase experimental, a comunicação pela multiplataforma de mensagens instantâneas abrangerá débitos vencidos em 2019. Desses, R$ 146 milhões referem-se ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e R$ 20 milhões ao Imposto Sobre Serviços (ISS). No entanto, os esforços são para que a comunicação digital com os devedores abarque todo o estoque da dívida e também evolua para a notificação do contribuinte antes do vencimento do débito.
“O envio de lembretes pelo Whatsapp pode evitar que os contribuintes esqueçam a data de vencimento e acabem penalizados com juros, multas, correção monetária e outras implicações do atraso, como a inscrição no SPC e Serasa. Queremos dar à eles a oportunidade de regularização de pendências antes de tomarmos atitudes que geram o encarecimento da dívida”, avalia o secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo.
Além fomentar a redução do endividamento e da inadimplência por meio do envio de lembretes aos contribuintes, a expectativa é que os resultados obtidos a partir da modernização diminuam custos diretos do processo de cobrança. Hoje, a Secretaria de Finanças tem estruturado um setor de cobrança composto por 23 servidores públicos e gasta, em média, por mês R$ 4 mil apenas com Avisos de Recebimento (AR).

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