sábado

Na luta contra a obesidade, que é uma doença crônica e incurável, mais da metade das pessoas submetidas às cirurgias bariátricas tende a ganhar novamente parte do peso perdido após a cirurgia, segundo confirma artigo publicado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
De acordo com o médico gastroenterologista Joffre Rezende Neto, essa retomada do peso é considerada normal em alguns casos. “Na grande maioria das situações, o paciente readquire de 5% a 10% do peso perdido após 24 meses da cirurgia, e de modo gradual, sem que isso provoque complicações clínicas”, explica o especialista.
No entanto, se esse reganho de peso ultrapassar o percentual de 10% e vir acompanhado de diabetes, colesterol alto, apneia do sono e outras comorbidades, o ideal é procurar assistência médica para investigar e tratar o problema.
O médico Joffre Neto explica que a retomada do peso após a cirurgia bariátrica acontece geralmente 18 meses após o procedimento, quando o paciente já passou pela fase de “lua de mel”.
“Esse momento é o inicial no processo de perda do peso, em que a pessoa segue rigorosamente a dieta, leva a sério as atividades físicas, começa a receber elogios por sua mudança de aparência e renova o guarda-roupa, substituindo as peças do tempo em que estava obesa. Depois desse período de ‘lua de mel’, é preciso ter atenção redobrada para não retomar os maus hábitos e a má alimentação, que podem desestabilizar o peso corporal”, pontua Joffre.
Joffre Neto explica que às vezes a continuidade do peso anormal pode resultar no alargamento da costura cirúrgica feita para religar o estômago ao intestino, a chamada anastomose. Quando o canal que liga esses órgãos está fora do diâmetro correto para o padrão de pessoas submetidas à bariátrica, a passagem do conteúdo gástrico ocorre mais rápido que o normal, diminuindo a sensação de saciedade.

0 comentários:

Postar um comentário