terça-feira

A professora da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia (EUA) LynNell Hancock falou sobre a evolução da cobertura de educação nos EUA em um painel mediado pelo jornalista Fábio Takahashi. Ao abordar o tema “O Jornalismo de Educação na Era Trump”, o 3º Congresso de Jornalismo de Educação debate como se fazer jornalismo de educação na era da desinformação.
Durante o debate, LynNell fez um paralelo sobre a relação imprensa x governo entre os Estados Unidos e o Brasil, destacando que nosso país pode aprender com a experiência dos EUA. Ela frisou, ainda, como a educação teve um papel de destaque na imprensa nos início dos dois governos. “Não há nada mais importante do que a educação para proteger nossas democracias”, defende.
“Quando Donald Trump se elegeu foi um baque para a imprensa, pois não estávamos preparados para lidar com esse governo disruptivo”, afirmou Hancock, ao enfatizar que a imprensa, em um primeiro momento, voltou-se excessivamente para a cobertura de cada tuíte, polêmica ou declaração de Trump. Entretanto, a professora observa que isso precisa ser contado dentro de uma perspectiva que não deixe de lado questões importantes.
“Esse é um momento histórico e único cujo objetivo é mesclar a política do governo com a humanização dessa política, de uma maneira que as massas se informem. Neste momento em que a política domina o debate temos que manter os olhos abertos”, disse a professora que deixou um recado aos jornalistas presentes: “Continue trabalhando e não desista!”


0 comentários:

Postar um comentário