quarta-feira

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, nessa quarta, 11, pandemia do Covid-19. Isso significa que a doença está disseminada amplamente pelo mundo.
Segundo a OMS, os casos do novo coronavírus ainda devem subir pelos diversos países afetados. No último balanço, ficou constatado mais de 118 mil casos em 114 países. O número de óbitos registrados foi de 4.291.
No Brasil, para o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, a declaração de pandemia já era aguardada e não irá mudar a forma como o país lida com a situação. De acordo com a pasta, já são 36 casos confirmados em território nacional.
“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, pronunciou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
Segundo ele, pandemia é apenas um nome que descreve ou representa uma situação, não a mudança de um quadro. Já o diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, disse ainda que a organização não deverá adotar novas medidas para combater o vírus e que não é hora dos países seguirem para a mitigação, onde os casos se tornam prioritários no sistema de Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário